.
Caras e Caros Portalegrenses,
estou preocupado com o Concelho de Portalegre.
Como independente e com algumas ideias,
decidi criar este blog.

Convido todos a contribuirem com ideias para melhorar o nosso Concelho, é este o seu principal objectivo. Para que isso seja possível é fundamental um trabalho de equipe!
Uma equipe é como uma família; tem que se manter unida, com respeito, honestidade, confiança, solidariedade, para que seja possível a realização de um trabalho eficaz, criativo e de qualidade.
Para isso são precisas pessoas com ideias positivas, que respeitem opiniões, que compartilhem intenções, que tenham espírito de cooperação, que saibam ouvir, que se comprometam com um único e exclusivo propósito.
Por isso, é preciso olhar para o passado, para preparar o presente para um futuro melhor, com respeito por todos, sem acusações fáceis, sem falar mal de ninguém, pois tudo o que foi alcançado e concretizado, o foi com as melhores das intenções e ninguém erra por crer.


Jorge Isidro

terça-feira, 26 de maio de 2009

MEDIDAS AMBIENTAIS


O
Município de Portalegre tem de ter uma preocupação crescente com a protecção do meio ambiente, assim como com a sua valorização.

Entendo que deve trabalhar em conjunto com as Associações Ambientais para preparar a elaboração de um plano.

Porque o Ambiente somos nós que o construímos e dependemos dele, é necessário preocuparmo-nos com os meios que o influenciam.

Tem conhecimento da quantidade de lixo produzido por cada habitante por dia?

Cerca de metade deste lixo produzido pode ser separado e posteriormente reciclado, originando novos produtos!

Julgo importante a existência de Campanhas promovidas pelo Município!

Se todos assumirmos o compromisso de separar o nosso lixo, a autarquia irá reduzir os custos, e o Ambiente agradece.

Temos de preparar o futuro, por essa razão entendo que temos de começar pela população escolar com o objectivo de formar e sensibilizar, temos de ter uma população escolar consciente e preocupada com o futuro do meio ambiente.

Preparar campanhas para as escolas do pré-escolar e ensino básico, de recolha selectiva de resíduos.

A Água é um património comum cujo valor deve ser reconhecido por todos. Cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado. Como os recursos hídricos não são inesgotáveis, é necessário preservá-los, controlá-los e, se possível, aumentá-los.

O simples acto de abrir uma torneira exige muito mais atenção que aquela que alguma vez imaginou, basta reflectir no facto de que a água que acabou de usar só voltará a estar disponível após percorrer de novo um longo caminho no ciclo hidrológico... e após ser tratada numa Estação de Tratamento de Águas Residuais.

Poupar água é não desperdiça-la nos consumos inúteis a que muitos se foram habituando ao longo dos anos. Para poupar, consumindo apenas a quantidade que realmente se necessita na actividade diária, é essencial corrigir os maus hábitos.

Tal como nos residuos, devemos preparar Campanhas de sensibilização para poupar água.

1 comentário:

nuno mota disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.