Da responsabilidade da Empresa Municipal para a Gestão Social:
- Constituição de duas equipes Médicas e de Animadores para uma vez por semana estarem numa freguesia e em conjunto com a Junta de Freguesia prestarem cuidados de Saúde Primários, darem palestras sobre temas como os cuidados com alimentação, cuidados de higiene nos diabéticos etc.
- Organizar animações destinadas aos mais idosos.
- Organizar planos de trabalhos manuais destinados aos mais idosos.
- Uma vez por mês organizar um encontro de todos os utentes na Sede de Concelho ou percorrendo as freguesias.
- Organização de passeios e convívios.
Entendo que esta Empresa Municipal deveria criar um espaço destinado aos reformados com o seguinte objectivo:
- Dar a possibilidade a todos aqueles que se reformem de poderem continuar a sentirem-se úteis à Sociedade, podendo no referido espaço continuar a desempenhar a sua profissão, agora sem horário e obrigações, mas com o objectivo de contribuir com o saber de cada um em prole dos mais necessitados.
- Os produtos e serviços resultantes do espaço referido seriam oferecidos aos mais necessitados, podendo ser assinados protocolos com as associações interessadas.
- Poderiam realizar-se eventos específicos para a venda dos produtos daí provenientes.
A criação de um Piquete para ajudar os mais necessitados em pequenas obras como:
- Electricidade
- Canalizações e Esgotos
- Pinturas
- Pequenas obras de Construção Civil
- Etc.
2 comentários:
Olá, eu sou Pedro Martins, sou de Portalegre tenho 34 anos e já era tempo de ouvir alguem preocupar-se assim com os idosos e nessecitados desta minha cidade. Já agora e quanto ao desenvolvimento a nivel de emprego quais são os seus pontos de vista, e objectivos?
Mas força, são Homens como o senhor que nos fazem voltar a acreditar. Força.
É com uma certa revolta, que expresso convictamente, tudo o que me vai na alma.
Presentemente e apesar de ser uma filha da terra e ainda hoje residir na mesma, vejo a minha cidade num completo circulo fechado, onde os interesses de cada um são postos à frente dos interesses da comunidade.
Desenganem-se aqueles que pensam conseguir arranjar um emprego e já não falo em “tacho”, pois a nossa cidade apenas emprega não por competências (pois nem isso nos permitem demonstrar), mas por conhecimentos.
Igualdade de oportunidades….não a vejo…nem eu, nem tantos outros como eu…infelizmente não tenho um padrinho.
Sendo este um blogue, que expressa o que não vai bem na nossa cidade, aproveitei para desabafar e demonstrar a minha tristeza perante tal cenário…muitos outros existem neste blogue para serem comentados…situações com as quais nos deparamos diariamente, mas hoje fico-me por aqui…
Força…Portalegre independente
Enviar um comentário